Em alguns casos é gerado fatura no sistema, porém a concretagem foi uma doação da empresa, sendo assim para que possa realizar a liquidação no sistema poderá seguir o processo abaixo. Importante ressaltar que esse processo é válido somente em casos que o cliente não gera a DRE – Demonstrativo de Resultados no sistema ou que ele deseja que não apareça essa informação na DRE. Agora se caso gerar a DRE e desejar que essa informação apareça como despesa na DRE será necessário realizar um processo diferente desse descrito no artigo.
Segue abaixo o processo para realizar a liquidação no sistema da fatura de doação conforme precisa:
1- Acessar o Módulo Financeiro >> Tabelas >> Aplicação 1010 – Operação e verificar se já tem uma Operação Financeira configurada no sistema conforme exemplo abaixo.
Caso não tenha a Operação Financeira configurada dessa forma será necessário realizar o cadastro dela no sistema respeitando os campos grifados de amarelo na imagem acima. Caso tenha alguma dúvida de como realizar esse processo no sistema poderá acessar o link abaixo onde mostra como realizar esse cadastro de forma detalhada.
- Link do Artigo: https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/18818025253915
2- Após realizar a configuração/criação da Operação Financeira no sistema, poderá acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Receber >> Aplicação 1202 – Liquidação e realizar o filtro para fazer a liquidação do título.
3- Após localizar o título no sistema preencher os dados de recebimento conforme imagem abaixo e no campo Operação Baixa poderá selecionar essa operação que acabou de configurar/criar e clicar em confirmar para salvar a informação.
Sendo assim dessa forma que foi realizado a liquidação e configurado a Operação Financeira, o título irá ficar baixado no sistema e não será gerado nenhum movimento de banco devido a Operação Financeira estar configurada para não movimentar banco. Caso queira somente confirmar poderá acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Receber >> Aplicação 1200 – Atualiza e consultar o título. Após isso poderá clicar na aba de Liquidação e verificar as informações de liquidação desse título conforme imagem abaixo:
Agora se caso tiver realizado essa liquidação com alguma informação incorreta e precisar de fazer o processo novamente poderá realizar o processo abaixo no sistema:
1- Acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Receber >> Aplicação 1205 – Cancela Recebimento e realizar o filtro para localizar o título que deseja cancelar o recebimento. Lembrando que nesse caso para preencher as informações deverá ser as mesmas que constam na aba de Liquidação dentro da aplicação 1200 – Atualiza. É importante ressaltar também que se a data de crédito for diferente da data de liquidação do título no sistema para fazer o cancelamento do recebimento deverá considerar sempre a data de crédito e não a data de liquidação.
Sendo assim ao clicar em confirmar e cancelar esse recebimento o título volta a ficar em aberto no sistema para que possa ser feito a liquidação novamente do título com a informação correta conforme precisa.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.