Lançar Títulos com Pagamento em Cartão de Crédito direto no Contas a Pagar
Quando realiza o pagamento para algum fornecedor utilizando o cartão de crédito, porém não será gerado nenhuma nota para fazer o lançamento no compras para gerar a cobrança, poderá gerar um título direto no contas a pagar referente a essa cobrança conforme precisa. Para isso poderá realizar o processo abaixo:
1- Acessar o Módulo Cadastro >> Cadastros Gerais >> Aplicação 0002 - Interveniente e verificar se para esse fornecedor você já tem o cadastro no sistema. Caso tenha deverá verificar somente se dentro da aba Parte 2 o campo Fornecedor está igual a S, caso não esteja precisará de colocar igual a S e clicar em confirmar. Agora caso não tenha o cadastro deverá clicar em Novo e preencher todas as informações necessárias para fazer o cadastro conforme precisa e depois clicar em confirmar para salvar a informação. É importante no campo Fornecedor dentro da aba Parte 2 estar como S conforme grifado de amarelo na imagem abaixo:
Caso tenha alguma dúvida ainda de como realizar esse cadastro no sistema poderá acessar o vídeo abaixo onde mostra de forma detalhada como deverá preencher cada campo da aplicação 0002 – Interveniente no Módulo Cadastro.
https://vimeo.com/523853897/e81fdcd6bf
2- Após realizar o cadastro do fornecedor no sistema deverá verificar se tem alguma operação com o Subsistema Contas a Pagar e com o tipo Inclusão que precisa de utilizar para criar o título no Contas a Pagar conforme precisa. Para isso poderá acessar o Módulo Financeiro >> Tabelas >> Aplicação 1010 - Operação e localizar. Agora caso não tenha é necessário realizar a criação da operação no sistema. Para isso deverá clicar em Novo e realizar o preenchimento das informações conforme precisa. Segue abaixo o exemplo de uma operação para que possa seguir o modelo caso precise.
Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar esse cadastro e como funciona cada campo dessa aplicação, poderá acessar o link abaixo de um artigo onde contém esse processo de forma detalhada.
https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/18818025253915
3- Após realizar o cadastro do interveniente e configurar a operação que precisa de incluir o título poderá acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aplicação 1300 - Atualiza e clicar em Novo. Após isso poderá preencher os campos conforme exemplo da imagem abaixo:
3.1- Empresa: Informar a empresa que deseja criar o título;
3.2- Fornecedor: Informar o fornecedor que deseja criar o título.
3.3- Tipo de Documento: Deverá colocar o tipo 12 – Recibo
3.4- Número do Documento: Deverá informar um número de documento para fazer uma rastreabilidade no sistema.
3.5- Sequência: Informar a quantidade de sequências do título
3.6- Tipo de Cobrança: Para essa situação deverá informar o tipo de cobrança como Cartão de Crédito
3.7- Portador: Deverá ficar como Cartão de Crédito
3.8- Data de Operação e Emissão: Data de emissão do título
3.9- Data de Vencimento: Informar a data de vencimento do título. Neste caso poderá colocar a data de vencimento do título com a mesma data de vencimento da fatura do cartão
3.10- Operação: Deverá informar uma operação com o tipo Inclusão e com o Subsistema Contas a Pagar. No caso poderá utilizar a operação que cadastrou conforme orientação informada acima.
3.11- Centro de Custo: Informar o centro de custo do título
3.12- Situação: Deverá informar o tipo como Cartão Crédito
3.13- Histórico: Poderá informar uma observação do motivo de estar criando esse título no sistema para futuras rastreabilidades.
3.14- Valor Líquido: Informar o valor total do título para pagamento.
Após realizar esse processo poderá clicar em confirmar para salvar a informação.
4- Após criar o título no sistema será necessário acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aprovações >> Aplicação 1303 - Aprova Título e realizar a aprovação do título. Para isso deverá clicar no título e clicar em Aprova. Após isso clicar em Confirmar para salvar a informação.
5- Após realizar o lançamento de todos os títulos referente a fatura de cartão conforme for utilizando durante o mês para fazer o processo de liquidação poderá fazer a junção de todos os títulos em um único título pelo Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aplicação 1331 - Junção em Faturas. Sendo assim deverá realizar um filtro para localizar os títulos que deseja realizar a junção e selecionar os mesmos. Depois nos dados do título deverá realizar o preenchimento das informações conforme exemplo abaixo.
No campo do fornecedor poderá colocar o interveniente da fatura de cartão de crédito para futuras rastreabilidades no sistema. E nesse caso é importante preencher todas as informações conforme exemplo acima, pois se caso não realizar o preenchimento correto das informações pode gerar algum problema no título. Agora se para o fornecedor do cartão de crédito caso não tenha o cadastro no sistema deverá realizar o cadastro dele antes de realizar o processo de junção no contas a pagar. Para isso deverá acessar a aplicação 0002 – Interveniente no Módulo Cadastro, clicar em Novo e realizar o cadastro conforme precisa.
6- Após realizar todo o processo de junção dos títulos no sistema poderá acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aplicação 1302 - Liquidação e realizar o processo de liquidação desse título gerado conforme precisa de acordo com o pagamento realizado da fatura de cartão de crédito.
Gerar Título de Cartão a Partir do Lançamento da Nota de Serviço.
Para gerar um título de contas a pagar com o pagamento em cartão de crédito a partir de uma nota fiscal de serviço é necessário realizar o processo abaixo no sistema:
1- Acessar o Módulo Cadastro >> Cadastros Gerais >> Aplicação 0002 - Interveniente e verificar se para esse fornecedor você já tem o cadastro no sistema. Caso tenha deverá verificar somente se dentro da aba Parte 2 o campo Fornecedor está igual a S, caso não esteja precisará de colocar igual a S e clicar em confirmar. Agora caso não tenha o cadastro deverá clicar em Novo e preencher todas as informações necessárias para fazer o cadastro conforme precisa e depois clicar em confirmar para salvar a informação. É importante no campo Fornecedor dentro da aba Parte 2 estar como S conforme grifado de amarelo na imagem abaixo:
Caso tenha alguma dúvida ainda de como realizar esse cadastro no sistema poderá acessar o vídeo abaixo onde mostra de forma detalhada como deverá preencher cada campo da aplicação 0002 – Interveniente no Módulo Cadastro.
https://vimeo.com/523853897/e81fdcd6bf
2- Após realizar o cadastro do fornecedor no sistema deverá verificar se tem alguma operação com o Subsistema Contas a Pagar e com o tipo Inclusão que precisa de utilizar para criar o título no Contas a Pagar conforme precisa. Para isso poderá acessar o Módulo Financeiro >> Tabelas >> Aplicação 1010 - Operação e localizar. Agora caso não tenha é necessário realizar a criação da operação no sistema. Para isso deverá clicar em Novo e realizar o preenchimento das informações conforme precisa. Segue abaixo o exemplo de uma operação para que possa seguir o modelo caso precise.
Caso tenha alguma dúvida sobre como realizar esse cadastro e como funciona cada campo dessa aplicação, poderá acessar o link abaixo de um artigo onde contém esse processo de forma detalhada.
https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/18818025253915
3- Acessar o Módulo Cadastro >> Cadastros Fiscais >> Aplicação 2001 - Operação Fiscal e verificar se tem essa Operação Financeira configurada para algum CFOP de Prestação de Serviço. Caso tenha deverá verificar algumas informações, como exemplo o campo Tipo Operação que deverá estar como 7 – Serviço (Aquisição) conforme exemplo da imagem abaixo:
4- Após isso deverá acessar o Módulo Compras >> Cadastro >> Aplicação 6001 - Material e verificar se tem algum serviço lançado conforme precisa. Caso não tenha deverá clicar em Novo e realizar o cadastro material conforme imagem abaixo, ou então poderá assistir o vídeo também clicando no link para realizar esse cadastro conforme precisa e vincular o mesmo a uma estrutura do material
https://vimeo.com/687070327/a4adb3df25
5- Após realizar o cadastro do material e vincular o mesmo a uma estrutura do material precisa de acessar o Módulo Compras >> Cadastro >> Aplicação 6003 - Estrutura Material e abrir a estrutura desse material até o último nível. Após isso clicar no botão Operação e verificar se o CFOP que você precisa está configurado na estrutura do material no último nível de forma correta. Lembrando que como se trata de uma entrada de nota o CFOP deverá ser vinculado ao último nível da estrutura do material. Segue exemplo abaixo:
No caso essa estrutura da imagem acima é a estrutura que o material foi vinculado no sistema dentro da aplicação 6001 – Material. Caso tenha alguma dúvida de como realizar esse processo de vinculação poderá assistir o vídeo abaixo onde mostra esse processo de forma detalhada no sistema.
https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/360049722493
6- Após realizar todo o processo de configuração poderá acessar o Módulo Compras >> Movimento Material >> Aplicação 6202 – Nota Fiscal de Serviço e realizar o lançamento da nota conforme precisa. Para isso poderá clicar em Novo e realizar o lançamento conforme precisa. Ao chegar na aba de Contas a Pagar deverá lançar os dados normalmente conforme precisa.
6.1- Data de Vencimento: Informar a data de vencimento da fatura do cartão
6.2- Valor da Parcela: Informar o valor da parcela conforme precisa
6.3- Tipo de Cobrança: Poderá colocar o tipo de cobrança como Cartão de Crédito
Após realizar o preenchimento das informações conforme precisa poderá clicar em confirmar para salvar o lançamento da nota no sistema conforme precisa. Caso ainda tenha alguma dúvida de como poderá realizar a entrada dessa nota de serviço no sistema poderá assistir o vídeo abaixo onde mostra esse processo de forma detalhada.
https://vimeo.com/708053046/1f797276f9
7- Após realizar o lançamento da nota no sistema será necessário acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aprovações >> Aplicação 1303 – Aprova Título no Módulo Financeiro e realizar a aprovação do título. Para isso deverá clicar no título e clicar em Aprova. Após isso clicar em Confirmar para salvar a informação.
8- Após realizar o lançamento de todos os títulos referente a fatura de cartão conforme for utilizando durante o mês para fazer o processo de liquidação poderá fazer a junção de todos os títulos em um único título pelo Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aplicação 1331 - Junção em Faturas. Sendo assim deverá realizar um filtro para localizar os títulos que deseja realizar a junção e selecionar os mesmos. Depois nos dados do título deverá realizar o preenchimento das informações conforme exemplo abaixo.
No campo do fornecedor poderá colocar o interveniente da fatura de cartão de crédito para futuras rastreabilidades no sistema. E nesse caso é importante preencher todas as informações conforme exemplo acima, pois se caso não realizar o preenchimento correto das informações pode gerar algum problema no título. Agora se para o fornecedor do cartão de crédito caso não tenha o cadastro no sistema deverá realizar o cadastro dele antes de realizar o processo de junção no contas a pagar. Para isso deverá acessar a aplicação 0002 – Interveniente no Módulo Cadastro, clicar em Novo e realizar o cadastro conforme precisa.
9- Após realizar todo o processo de junção dos títulos no sistema poderá acessar o Módulo Financeiro >> Contas a Pagar >> Aplicação 1302 – Liquidação no Módulo Financeiro e realizar o processo de liquidação desse título gerado conforme precisa de acordo com o pagamento realizado da fatura de cartão de crédito.
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