Para realizar a criação da operação financeira no sistema seja para utilizar a mesma para incluir um título no Contas a Pagar ou Contas a Receber, seja para realizar a liquidação de títulos ou para incluir um movimento de banco no sistema poderá realizar o processo abaixo no sistema:
Para criar Operações Financeiras de Inclusão no sistema deverá acessar o Módulo Financeiro >> Tabelas >> Aplicação 1010 - Operação e clicar em Novo. Após isso deverá realizar o cadastro da operação conforme precisa.
1- Subsistema: Escolha o subsistema. BC - Banco, CP - Contas a Pagar, CR - Contas a Receber;
- Banco: Será para quando for utilizar a operação para gerar algum movimento de banco dentro da aplicação 1100 – Movimento de banco no Módulo Financeiro.
- Contas a Pagar: Será para quando precisar de realizar alguma liquidação de título pela aplicação 1302 – Liquidação no Módulo Financeiro ou então para fazer uma inclusão de título utilizando a operação através da aplicação 1300 – Atualiza no Módulo Financeiro.
- Contas a Receber: Será para quando precisar de realizar alguma liquidação de título pela aplicação 1202 – Liquidação no Módulo Financeiro ou então para fazer uma inclusão de título utilizando a operação através da aplicação 1200 – Atualiza no Módulo Financeiro.
2- Produto/Serviço: Informe S para Serviço ou P para Produto.
3- Código: O sistema sugere o menor livre, mas a critério o usuário poderá alterá-lo.
4- Descrição: Informe a descrição desta operação, escolha um nome que represente a real finalidade da movimentação financeira, facilitando a interpretação dos usuários nos relatórios;
5- Inclusão/Baixa: Escolha a opção a opção não afeta, baixa ou inclusão:
- Inclusão: é para quando deseja utilizar a operação para incluir os títulos no sistema de acordo com o subsistema selecionado.
- Baixa: é para quando deseja utilizar a operação para realizar as liquidações dos títulos no contas a receber ou contas a pagar.
6- Sem Mov. Finan.: Se na opção acima for escolhido Baixa, habilitará este campo, onde o usuário definirá se esta operação terá movimento financeiro para fins de fluxo de caixa.
7- Fluxo Financeiro: Escolha o fluxo financeiro para esta operação, o mesmo já deverá estar definido pela implantação;
8- Operação de Baixa: Amarre se necessário a operação de baixa, caso a operação seja de inclusão este campo será desabilitado; quando não amarrada, permite aos usuários que realizam as liquidações do CAP (Contas a Pagar) ou CAR (Contas a Receber), escolher qualquer uma das operações de liquidação disponíveis. Quando amarrada, o usuário não poderá alterar a operação de liquidação, como disse anteriormente é muito útil para as operações de despesas específicas onde a parametrização contábil é distinta.
9- Atualiza Banco: Escolha uma opção se está operação vai atualizar o movimento de banco, na entrada, saída ou não afetará;
- Entrada: Quando for selecionado essa opção para o campo Atualiza Banco, ao utilizar essa opção no sistema será gerado um movimento de banco de entrada para o banco que for selecionado na liquidação;
- Saída: Quando for quando for selecionado essa opção para o campo Atualiza Banco, ao utilizar essa opção no sistema será gerado um movimento de banco de saída para o banco que for selecionado na liquidação;
- Não Afetará: Ao selecionar essa opção para operações de liquidação não será gerado nenhum movimento de banco no sistema.
10- Operação Banco: Caso no campo anterior tenha informado que afeta o saldo bancário seja para Entrada ou Saída, será obrigado a informar a operação de banco para que conste na aplicação 1010 – Operações no Módulo Financeiro para que quando seja concluído o processo de liquidação o sistema gere um movimento de banco utilizando essa operação informada.
11- Banco Padrão: Este campo apesar de opcional, é interessante pois facilita na inclusão de documentos e movimento de banco, já sugerindo o banco padrão desta operação;
12- Receita/Despesa: Escolher entre as opções se a operação se trata de uma despesa, receita ou não é aplicável;
- Receita: Ao selecionar essa opção os títulos gerados com essa operação serão gerados na DRE (Demonstrativo de Resultado) como entrada.
- Despesa: Ao selecionar essa opção os títulos gerados com essa operação serão gerados na DRE (Demonstrativo de Resultado) como saída.
- Não Aplicável: Ao selecionar essa opção os títulos gerados com essa operação “não” serão gerados na DRE (Demonstrativo de Resultado).
13- Inativa: Informe S para Sim, se a operação estiver inativa, ou N não se ela estiver ativa.
14- Mensal/Fixa: Informe S para sim, se se tratar de uma operação que se repita todo mês, ou N caso não seja uma operação mensal fixa, este campo é importante para a geração de previsões de pagamento mensal;
15- Natureza Financ.: Informe o código da natureza financeira ou tecle F9 para pesquisar o cadastro de naturezas financeiras previamente definidos na aplicação 1019 Natureza Financeira. Essa informação deverá ser preenchida somente quando for necessário gerar as informações dessa operação na DRE (Demonstrativo de Resultado).
16- Gera Contabilização: Marque com S sim para geração de contabilização desta operação ou N para Não gerar lançamentos contábeis para a operação;
17- Permite Criar Mov.Banco Manual: Marque este combo caso deseje que esta operação esteja disponível para os usuários lançarem movimento de banco manualmente;
18- Centro de Custo: Marque os centros de custos que poderão utilizar esta operação;
19- Contas Contábeis: Faça as parametrizações das contas contábeis se tiver marcado parâmetro gera contabilização como S, informe o código da empresa específica ou informe 0 para que a parametrização seja para todas as empresas, conta débito, conta crédito, conta de juros, conta de desconto e histórico padrão;
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