Para realizar a criação de uma requisição no Módulo Compras é necessário ter as Operações Financeiras cadastradas, Operações Fiscais cadastradas e configuradas dentro da estrutura do material para que seja possível realizar o processo conforme precisa. Sendo assim segue abaixo de como poderá realizar o processo no sistema:
1- Configuração da Operação Financeira:
Para que possa realizar o processo no sistema o primeiro passo é verificar se atualmente já tem uma Operação Financeira cadastrada ou não. Para isso deverá acessar o Módulo Financeiro >> Tabelas >> Aplicação 1010 - Operação e realizar uma consulta para identificar se realmente tem ou não. Caso tenha a Operação Financeira cadastrada poderá verificar se o cadastro está de acordo com a operação abaixo.
Agora caso não tenha a operação cadastrada no sistema poderá realizar o cadastro dela respeitando os pontos grifados de amarelo na imagem acima. Caso tenha alguma dúvida de como realizar esse processo no sistema poderá acessar o artigo abaixo onde está mostrando esse processo de forma detalhada.
- Link do Artigo: https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/18818025253915
2- Configuração da Operação Fiscal:
Para realizar esse processo deverá verificar se o CFOP que a contabilidade passou já tem cadastrado no sistema. Caso tenha poderá verificar as informações de acordo com a imagem abaixo. Para que possa realizar esse processo conforme precisa será necessário acessar o Módulo Cadastro >> Cadastros Fiscais >> Aplicação 2001 - Operação Fiscal.
Agora caso não tenha o cadastro deverá clicar em Novo nessa aplicação e preencher as informações conforme a imagem acima no caso os campos grifados de amarelo. Agora os demais campos caso tiver alguma dúvida precisará de verificar com a sua contabilidade. Importante lembrar que no campo Gera Financeiro deverá verificar se essa compra irá gerar financeiro ou não, caso tenha que gerar financeiro deverá informar S – Sim, agora caso não for gerado o financeiro deverá informar N – Não.
3- Cadastro do Material:
Após realizar o processo acima para gerar a requisição no sistema conforme precisa é necessário cadastrar o produto/serviço que irá utilizar para gerar a requisição. Nesse caso poderá ver se já tem o produto cadastrado no sistema conforme precisa e se o mesmo já consta uma estrutura. Caso esteja poderá seguir para o próximo passo, agora se não tiver o cadastro no sistema será necessário realizar o cadastro conforme precisa. Caso tenha alguma dúvida de como realizar esse processo poderá acessar o link abaixo onde mostra esse processo de forma detalhada. Para realizar esse processo poderá acessar o Módulo Compras >> Cadastro >> Aplicação 6001 - Material.
- Link do Vídeo: https://vimeo.com/687070327/a4adb3df25
4- Processo de Amarração das Operações Fiscais na Estrutura do Material:
Após verificar se tem o material cadastrado ou realizar o cadastro do material é preciso de verificar o processo de amarração da operação fiscal na estrutura do material informada, para isso poderá realizar o processo abaixo no sistema:
4.1- Acessar o Módulo Compras >> Cadastro >> Aplicação 6001 - Material e localizar o produto que irá utilizar na nota. Após localizar clicar no campo Grupos e verificar qual é a estrutura que esse material está vinculado.
4.2- Após verificar a estrutura será necessário acessar o Módulo Compras >> Cadastro >> Aplicação 6003 - Estrutura Material e abrir a estrutura que o produto está vinculado até o último nível, pois nesse caso como se trata de uma requisição de compras os CFOPs de entrada precisa de ser vinculados no último nível da estrutura do material.
Após clicar no último nível da estrutura desse material deverá clicar no botão Operação. Após isso verificar se já tem uma Operação Fiscal configurada para essa estrutura. Caso não tenha deverá clicar na última linha preenchida e apertar enter para criar uma linha. Após isso deverá realizar o preenchimento das informações conforme precisa e apertar enter novamente para criar uma linha em branco. Após isso clicar em confirmar para salvar a informação.
Importante Ressaltar: No campo UF caso o CFOP iniciar com 1 deverá informar a sigla do estado, por exemplo SP. Agora se o CFOP começar com 2 deverá informar no campo UF a sigla OE que significa para outros estados.
Caso mesmo assim ficar com dúvidas de como realizar o processo poderá assistir o vídeo abaixo onde mostra esse processo de forma detalhada.
- Link do Vídeo: https://suporte.telluria.com.br/hc/pt-br/articles/360049722493
5- Dados do Fornecedor:
Para que seja possível realizar a criação da requisição no sistema será necessário verificar se consta o cadastro do fornecedor no sistema. Sendo assim para que possa verificar essa informação será necessário acessar o Módulo Cadastro >> Cadastros Gerais >> Aplicação 0002 – Interveniente e localizar o fornecedor que irá informar na requisição. Após localizar deverá clicar na aba Parte 2 e no campo de Fornecedor deverá verificar se o mesmo está igual a S. Caso não esteja deverá clicar em alterar e informar S no campo Fornecedor e clicar em confirmar para salvar a informação.
Agora se caso não tiver o fornecedor cadastrado será necessário realizar o cadastro no sistema. Caso tenha alguma dúvida de como realizar esse cadastro no sistema poderá acessar o link abaixo onde mostra esse processo de forma detalhada no sistema.
Link do Vídeo: https://vimeo.com/523853897/e81fdcd6bf
6- Criação da Requisição no Sistema:
Para realizar o processo de criação de requisição no sistema poderá seguir os dados abaixo:
1- Acessar o Módulo Compras >> Compras >> Aplicação 6101 – Requisição de Compra. Após isso clicar em Novo e realizar o preenchimento das informações conforme precisa.
2- Após preencher o cabeçalho da requisição deverá clicar no botão Incluir Itens e informar os dados do item para a requisição conforme precisa. Após informar os dados do item deverá clicar em confirmar para salvar a informação.
3- Após incluir o item e confirmar deverá clicar no botão Dados Complementares e informar os dados para gerar o financeiro e como será realizado o faturamento, entrega e cobrança desse item. Após preencher as informações clicar em confirmar para salvar.
4- Sendo assim após preencher todas as informações na requisição do sistema poderá clicar em confirmar dentro da aplicação 6101 – Requisição de Compras para que a mesma possa ser finalizada e enviada para a cotação para que o pessoal do departamento de compras possa dar continuidade no processo para gerar o pedido conforme precisa.
5- Após concluir a geração da requisição caso tenha alguma dúvida se ela já está disponível para realizar o processo de cotação poderá acessar o Módulo Compras >> Compras >> Aplicação 6104 – Geração de Cotação. Conforme imagem abaixo poderá ver que a requisição que acabou de criar já consta na tela para ser feito o processo de cotação. Sendo assim a equipe do Compras irá conseguir dar continuidade nessa solicitação.
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