Melhoria
Foi criado no TopCompras um direito de usuário, sendo a aplicação 6052 - Dispensa Processo Compra, onde será necessário a liberação de acesso através do controle de usuário.
Tendo liberado direito de acesso, ao incluir uma nova requisição de compra através da aplicação 6101 - Gerar/Atualizar Requisição será adicionado o novo campo <Dispensa Processo de Compra> como padrão N (onde o processo continua da mesma forma, de gerar a requisição/cotação/pedido) sem nenhuma alteração no processo.
Caso usuário informar S no campo <Dispensa Processo de Compra> serão feitas algumas validações na aplicação 6101 antes de salvar a requisição. Já no início da inclusão da requisição os campos 'Fornecedor' e 'Resp. Compra' passam a ficar habilitados para edição, sendo ambos 'Campos Obrigatórios'.
Após preenchidos todos os campos será possível incluir os itens da requisição, onde deverá preencher o material, estrutura, vincular equipamento se necessário, quantidade e operação. Ao confirmar o item será aberta uma janela referente aos 'Dados Complementares' onde deverão ser preenchidos os valores de cada item (podendo inserir valores de IPI, ICMS ST/ISS, acréscimos ou descontos) e fazer alteração de unidade de compra caso necessário.
Após a inclusão de todos os itens da requisição com seus respectivos valores já informados, será necessário preencher os 'Dados Complementares' referentes a condição de pagamento, local de faturamento, entre outros. Caso tentar salvar a requisição sem preencher essas informações ocorrerá a seguinte mensagem:
Será necessário clicar no botão 'Dados Complementares' para que abra a janela que devem ser preenchidas as seguintes informações:
- Condição de Pagamento
- Valor do Frete
- Data Prev. Entrega
- Nº Pedido Fornecedor
- Local de Cobrança
- Local de Faturamento
- Local de Entrega
Sendo obrigatório apenas o preenchimento dos locais de cobrança, faturamento e entrega. Uma outra validação que é feita ao salvar a requisição é com relação aos fornecedores de matéria-prima que ao informar na requisição, será feita a verificação se o mesmo está informado no cadastro de insumo da engenharia, sendo apresentada a seguinte mensagem ao tentar salvar a requisição, sendo necessário corrigir o fornecedor, ou informar no cadastro de insumo da engenharia antes de salvar a requisição:
Após preenchidas todas as informações necessárias na requisição, e em caso de matéria-prima o fornecedor já estiver salvo no cadastro de insumo da engenharia a requisição será salva. Se for necessário Aprovação de Requisição, a mesma cairá na aplicação 6102 - Aprovação Requisição para ser aprovada e já gerado o pedido em seguida, caso dispensa aprovação de requisição o pedido já será gerado ao salvar a requisição, não sendo necessário passar pelo processo de cotação, análise de almoxarifado, quando existir. Se não encontrada operação fiscal na estrutura do material o pedido cairá na aplicação 6115 Análise de Contabilidade, o status da requisição 'Aguardando Aprov. de Pedido da Contabilidade' e será necessário configurar as operações na estrutura do material para que o pedido seja aprovado.
Referências
Disponível a partir da Release TopCon versão 8.6.1b
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