Antes de criar o adiantamento de fornecedor, no módulo Financeiro >> menu Contas a Pagar >> aplicação - 1300 Atualiza Contas a Pagar deve-se verificar a operação de adiantamento de fornecedor se ela está configurada corretamente, e vinculada a uma operação de banco para gerar o movimento de banco.
No módulo Financeiro >> menu Tabelas >> aplicação - 1010 Operações, a operação de inclusão de Contas a Pagar deve atualizar banco como saída e deve ter uma operação de banco vinculada, para que seja criado o movimento de banco.
A operação de sub_sistema banco de inclusão deve atualizar banco como saída.
As operações estando configuradas corretamente deve-se criar o título de adiantamento de fornecedor direto na aplicação - 1300 Atualiza Contas a Pagar utilizando o tipo de documento (80 Adto de fornecedor), a data da emissão e operação deve ser a data que realmente o adiantamento foi realizado, pois no momento da aprovação do título será gerado um movimento de banco de saída, a operação de adiantamento de fornecedor (criada anteriormente) e informar o valor do adiantamento negativo, conforme o exemplo a seguir:
Em seguida deve-se aprovar o título na aplicação 1303 - Aprovação de título no módulo Financeiro >> menu Contas a Pagar >> aprovações, ao confirmar o sistema solicitará o banco, e neste momento cria-se o movimento de banco na data que foi feito o adiantamento.
Após o lançamento do título do fornecedor, deve ser feita a compensação de crédito com fornecedor na aplicação 1310 - Compensação de crédito com Fornecedor no módulo Financeiro >> menu Contas a Pagar, informando a data da compensação.
Caso precise estornar a compensação será feita na aplicação 1317 estorno de compensação crédito fornecedor no módulo Financeiro >> menu Contas a Pagar >> aplicação- 1317.
Obs: Se o fornecedor não for enviar a nota de compra deve-se criar dois títulos de adiantamento de fornecedor, um com o valor positivo e outro com valor negativo para fazer a compensação depois.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.