A homologação da cobrança do Banco Itaú, pode ser efetuada direto no site no banco, com envio de arquivo remessa e pagamento do boleto, há menos que o solicitante faça questão de incluir o(a) gerente da conta no processo, neste caso além de enviar o arquivo remessa direto ao site, envia tanto a remessa quanto o boleto no e-mail do(a) gerente para validação (vide item 6*).
Para isto siga os passos abaixo:
1) Cadastro Banco
- No módulo financeiro > Tabelas > Banco, cadastre as informações de agência e conta.
O código oficial do Itaú é 341
2) Cadastro Portador
- No módulo financeiro > Tabelas > Portador, cadastre o portador atentando-se aos seguintes pontos:
- Emite Cobrança = S
- Banco: Selecione o banco cadastrado na tela anterior
- Número Cedente = agencia + conta (111155555)
- Espécie Doc Boleto: DM (duplicada mercantil)
- Situação = 3 Cobrança registrada
- Carteira = 109
- Padrão CNAB = 400
3) Definições de multa e juros
Ainda no módulo Financeiro > Tabelas > Parâmetros, junto com cliente definir os campos de multa e juros/dia.
4) Gerar título teste
No Financeiro > Contas a Receber > atualiza, insira manualmente um título para fins apenas de teste/homologação. Informe situação 3 (cobrança registrada) e portador correspondente ao já parametrizado na imagem anterior.
Basta um título!
5) Gerar arquivo remessa e boleto teste:
No módulo faturamento, boleto e arquivo remessa serão gerados para validação.
5.1 Faturamento > Faturamento > Imprime Boleto:
- O Campo Nº de faturamento deixe vazio
- Insira o período de emissão dos títulos
- Portador correspondente a cobrança a ser homologada
- Clique em Visualizar e Salve em PDF
5.2 Faturamento > faturamento > Remessa Cobrança
Gere o arquivo de remessa, referente aos títulos cadastrados.
- Deixe o campo “Nº Faturam.” = 0
- Preencha o portador correto
- Período de emissão
- Nº do documento = Nº título emitido no contas a receber
- Ao clicar em “Confirma” será aberta uma tela indicando o caminho que o arquivo foi salvo.
6) Validação do arquivo Remessa e Boleto
Com arquivo remessa e boleto em mãos, envie ambos via e-mail ao gerente da conta e aguarde resposta de validação.
Dica! No caso deste banco o envio do arquivo remessa e boleto ao gerente da conta e/ou departamento técnico do banco, é dispensável, há menos que seja uma solicitação do responsável da conta.
7) Envio arquivo Remessa
Paralelo ao envio direto ao gerente, o usuário que tem acesso as transições bancárias deverá enviar o arquivo remessa ao banco através do site do banco:
TRANSMISSÃO DE ARQUIVOS > Remessa > ambiente de Produção
Atenção! O caminho para envio e recepção de arquivos no site do banco pode ter alterações, portanto por se tratar de um caminho do banco, a Telluria não se responsabiliza por eventuais alterações, em caso de dúvida sobre como acessar o site e transmitir arquivos, sugiro que acione o suporte do Itaú.
Após o envio, observe se foi concluído com sucesso.
7.1) Processa Retorno
No dia útil seguinte ao envio da remessa, acesse o site do banco e processe o arquivo de retorno, salvando o mesmo, no caminho S:\TopCon\banco
No módulo Faturamento > Faturamento > Retorno Cobrança Bancária: Processe o arquivo de retorno, e confirme se o registro do título foi efetuado com sucesso.
Clique em cima do arquivo em questão
Na opção “Atualiza”, selecione N (não), pois há registro para atualizar financeiro ainda, e confirme.
Neste momento abrirá um relatório
7.2) Confirmação de liquidação e entrada do valor na conta.
Após confirmação de registro do título junto ao banco, pague o boleto teste e aguarde até o dia útil seguinte para coletar no banco outro arquivo de retorno (repita o processo do item 7.1) e processe no TopCon, desta vez com a opção “Atualiza” = S e confira se o título do contas a receber foi liquidado com sucesso e valor pago entrou na conta. Após esta confirmação, a homologação Cobrança Itaú está finalizada e a emissão via TopCon liberada.
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