Melhoria nos processos de Compras
Melhoria nos processos de Compras - Compra Mercantil
Atalhos:
- Aprovação de Nota Fiscal lançada sem vinculo com pedido
- Parâmetro para definir tolerância preço
- Na aplicação 6018 Equipamento: campo: Filial Proprietário (Centro de Custo)
- Desdobramento de produto por centro de custo
- Novo processo para Remanufatura
1. Aprovação de Nota Fiscal lançada sem vinculo com pedido
Após fazer o lançamento de nota na aplicação 6201-Nota de Compra > modulo compras > menu Mov. Material, sem a vinculação com o pedido, essa nota vai cair para aprovação na nova aplicação criada 6266- Aprova NF sem Pedido no modulo Compras > modulo compras> menu Mov. Material, obedecendo a definição das alçadas (aplicação 6015-Alçada para Aprovação) desde que o usuário tenha direito na dispensa processo de compras (1.1).
Observação: A aprovação vai liberar o titulo para pagamento pelo financeiro (dispensando aprovação na aplicação 1303).
1.1 Modificação na validação do direito de Usuário
Foi criado o direito de usuário 6052 - Dispensa Processo Compras no modulo Controle de Usuário > Aplicativo TopCompras:
Se o usuário tiver acesso Sim esse sobrepõe o parâmetro da Filial onde define se a filial pode dar entrada em NF sem pedido (NF Entrada sem Pedido no modulo Cadastro > Aplicação 2006- Filial > Aba Entrada/Aquisições ).
2. Parâmetro para definir tolerância preço
Para emissão de requisições onde dispensa o processo de compras, no modulo compras > menu cadastro > Aplicação 6999 - Parâmetro foi criado o parâmetro 'Porcentagem de tolerância de preço nas compras diretas' para definir tolerância de preço baseado na última compra trazendo o valor do custo médio atual do produto.
Será validado o fornecedor e se não achar compra do material para este fornecedor, será o valor da ultima compra independente do fornecedor.
Para notificação ou bloqueio foi criado também o Parâmetro 'Avisa/Bloqueia preço divergente na aplicação 6101' contendo três opções:
- N-Nunca (não vai validar o parâmetro)
- A-Avisa será notificado o usuário com a mensagem abaixo, mas não irá bloquear.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TopCompras
------------------------------------------------------------------------------------------------------------ O preço do item tem uma diferença da última compra maior que o valor de tolerância para esse produto.
O valor de tolerância é de R$0,00. Deseja continuar mesmo assim?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Sim / Não
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Bloqueia ocorre a mensagem acima e será bloqueado.
2.3. Validação do Parâmetro
No modulo Compras >menu Compras > Aplicação 6101-Gera Requisição, quando o direito de usuário 6052 Dispensa Processo Compras estiver 'S' , na inserção do item/material, quando clicar no botão Dados Complementares o valor inserido será calculado a porcentagem informada no parâmetro com o valor da Ultima Compra.
Quando não encontrado o registro de compra para o material será notificado com a seguinte mensagem:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TopCompras
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não foi encontrado última compra para essa mercadoria nesta filial! Não será considerado o
parâmetro de aviso/bloqueio.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OK
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Na aplicação 6018 Equipamento: campo: Filial Proprietário (Centro de Custo)
Foi criado no modulo cadastro > menu Cadastro Gerais> aplicação 6018- Equipamento, o campo Filial Proprietária (Centro de Custo) no qual o usuário vai definir qual a filial que o equipamento pertence, onde o mesmo receberá os custos, despesas e receitas referente ao equipamento.
Na geração da requisição aplicação 6101 no modulo Compras > menu Compras ou no Lançamento da nota na aplicação 6201> no modulo Compras > menu Mov. Material ao selecionar o equipamento e caso esteja alocado em centro de custo diferente da requisição será notificado com a seguinte mensagem:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TopCompras
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Equipamento com centro de custo diferente da requisição
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OK
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Após a mensagem será bloqueado a utilização do equipamento.
Para validar o centro de custo do equipamento com a Requisição foi criado o Parâmetro Bloqueia Uso de Frota com centro de custo diferente da Requisição > modulo Compras > menu Cadastro, sendo S "sim" e N "não" para validação
4. Desdobramento de produto por centro de custo
Foi criado o botão Desdobrar no modulo compras > menu Mov. Material > aba Produtos, para ter a possibilidade de desdobrar o produto por centro de custo.
Como no exemplo abaixo a nota veio em uma quantidade de 4 unidades:
Com o botão Desdobra foi divido o material para 3 centro de custo diferente, sendo primeiro seleciona o centro de custo e posterior a quantidade:
Após desdobrar, o material será apresentado conforme a divisão do centro de custo:
5. Novo processo para Remanufatura
Para controlar o estoque da remessa e retorno de conserto foi criado o processo para Remanufatura
- Parametrização
Foi criado a aplicação 6019- CFOP para Remanufatura > módulos Compras > menu Cadastro, inserir na aplicação os CFOP´s destinados para entradas (Retorno de Mercadoria do conserto) e os de saídas (Remessa de Mercadoria para conserto).
IMPORTANTE: Os CFOPs informados devem estar parametrizados corretamente na Aplicação 2001 para atualizar estoque de terceiros:
2. Emitir nota fiscal de saída para conserto na aplicação 6207-Diversas no modulo Compras> menu Mov. Material utilizando o CFOP cadastrado na aplicação 6209-CFOP para Remanufaturas. Será gerado um movimento de Saída de estoque 2-Proprio em poder de 3º.
Para conferir o estoque da Remanufatura ou seja o estoque em poder de terceiros, emitir o relatório de estoque Kardex>modulo Compras> menu estoque, emitir com exemplo de filtro abaixo:
- Modelo: 1-Kardex
- Filial: que foi emitida a nota
- Tipo de estoque: 2-Proprio em poder de 3os.
- Período: da emissão da nota
Será gerado o relatório o movimento de saída e o saldo vai ficar negativo até o retorno da mercadoria.
Ou emitir o relatório de Posição de Estoque, Compras >> Menu
O relatório vai trazer os itens que estão em poder de terceiros com o quantitativo negativo:
3. Quando retornar a mercadoria fazer o lançamento da nota na aplicação 6201- Nota Fiscal de Compra > no modulo Compras > menu Mov. Material vinculando a nota de remessa no campo Nota de Referencia e o centro de custo tem que ser o 100-Almoxarifado.
Para conferir essa saída no relatório de estoque Kardex>modulo Compras> menu estoque, emitir com exemplo de filtro abaixo:
- Modelo: 1-Kardex
- Filial: que foi emitida a nota
- Tipo de estoque: 2-Proprio em poder de 3os.
- Período: da entrada da nota
Ao informar a nota de referencia o sistema vai identificar que é uma Remanufara e será gerado automaticamente o movimento de estoque de entrada com tipo de documento 89-Movimento com a quantidade e o valor será simbólico.
4. O Fornecedor vai emitir a nota de Serviço, está nota será lançada na aplicação 6202-Serviço>modulo compras> menu Mov. Material vinculando a nota de retorno do conserto.
Foi criado o campo "Nota referente a retorno de conserto" para informar S quando for remanufatura, desta forma não vai ser criado a requisição assumindo o custo do conserto para a frota, mas sim será vinculado somente o custo do serviço as peças consertadas que deram entrada no estoque próprio.
Para visualizar essa movimentação no relatório de estoque Kardex>modulo Compras> menu estoque, emitir com exemplo de filtro abaixo:
- Modelo: 1-Kardex
- Filial: que foi emitida a nota
- Tipo de estoque: 1-Proprio estabelecimento
- Período: da entrada da nota
O Movimento foi criado apenas com o custo:
Sendo assim com esse novo processo o custo ficara correto e poderá acompanhar o estoque que estão em poder terceiros obtendo um controle efetivo com os processos da remanufatura e as novas requisições dos materiais que foram remanufaturados também acatarão o custo correto no momento do uso efetivo.
Referências
Disponível a partir Release TopCon versão 8.6.20
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.