As instruções enviadas através da remessa contém informações que são interpretadas pelo sistema do banco.
Para enviar essas instruções é necessário realizar os seguintes procedimentos:
1- Informar S-Sim no Financeiro >> menu Tabelas >> tela 1006-Portador >> campo Envia ocorrências na remessa de cobrança:
2- Cadastrar a ocorrência desejada no título do Financeiro >> menu Contas a Receber >> tela 1200-Atualiza >> botão Ocorrências.
As ocorrências que geram instruções de cobrança para o banco são:
1-Desconto/Abatimento gera para o banco a instrução de desconto do título:
4-Data de Vencimento gera para o banco a instrução de alteração de vencimento:
11-Portador gera para o banco a instrução de baixa do título, pois devido a alteração de portador a cobrança não será mais realizada por esse portador:
Quando cadastrar a ocorrência 11 no título a receber será exibido a mensagem "Será zerado o Nosso Número deste registro ao confirmar a alteração, deseja realmente alterar o portador?", sendo assim não há necessidade de criar ocorrência para zerar o Nosso Número.
75-Envio para Cartório gera para o banco a instrução para envio do título ao Cartório:
Observação: Caso a ocorrência esteja parametrizada no Financeiro >> menu Tabelas >> tela 1014-Tipos de Ocorrências com S-Sim na coluna Aprovação, entende-se que é necessário aprovar primeiramente no Financeiro >> menu Contas a Receber >> tela 1267-Aprovação de Ocorrências para conseguir gerar as instruções.
3- Após cadastrar as ocorrências e aprová-las quando necessário, gerar a remessa de cobrança no Faturamento >> menu Faturamento >> tela 6227-Remessa Cobrança Bancária >> assinalar a opção Gerar Remessa apenas dos Contas a Receber que ainda não foram enviados. O filtro data de emissão se refere à emissão do Contas a Receber.
Através desse procedimento será enviado ao banco as instruções dos títulos que constam na remessa, dependendo apenas da premissa que já ocorreu a remessa de inclusão e houve o aceite do retorno do banco.
É importante marcar a opção Incluir no arquivo apenas Contas a Receber e Ocorrências que ainda não foram gerados para não reenviar remessas anteriores que não sofreram nenhum tipo de ocorrência e que já estão incluídas no banco. A mensagem caracteriza o envio apenas de novos títulos e novas ocorrências.
Após clicar no botão Confirma aparecerá a seguinte mensagem:
E será aberto um arquivo TXT com as informações do que foi gerado no arquivo:
A ocorrência Portador se refere à instrução de pedido de baixa.
Dica: No arquivo TXT é possível analisar o que foi gerado, se desejar.
CNAB 400 - Banco Rendimento, Banicred, Banco Brasil, Bradesco, BRB, Banco Daycoval, Banco Itaú, HSBC, Banco Safra, Banco Santander e Sicred - Registro tipo 1 posições 109 a 110 e CNAB 240 - Caixa Econômica Federal e Sicoob - Registros dos seguimentos P, Q e R posições 16 a 17:
02 Pedido de Baixa para a Ocorrência 11 Portador
04 Concessão de Abatimento para a Ocorrência 1 – Desconto/Abatimento
06 Alteração de Vencimento para a Ocorrência 4 – Data de Vencimento
09 Protestar para a Ocorrência 75 – Envio para Cartório
Artigo revisado por Maria Consuelo Del Bel.
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