Em todos os lançamentos é necessário utilizar uma operação do financeiro, para ser parametrizada de forma correta, abaixo algumas regras, que também serão úteis para fluxo de caixa e DRE - Demonstração do Resultado do Exercício.
Observação: Entende-se como Sub-Sistema CR o Contas a Receber, CP o Contas a Pagar e BC o Banco.
No TopCon >> módulo Financeiro >> menu Tabelas >> tela 1010-Operação deve-se observar as seguintes questões:
Operações do Sub-Sistema CR - Contas a Receber de Inclusão
Todas as operações que geram Nota Fiscal de Serviço no módulo Faturamento >> menu Faturamento >> telas 6203-Atualiza Valor Avulso, 6204-Gera Faturamento e 6249-Emissão NF Serviço Avulsa com os tipos de documento 29 e 35 o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável e campo Natureza Financ. preenchido com 1.01.01.
Sendo assim não é gerado novamente na DRE, já que estes movimentos vão de forma automática e com a definição da natureza financeira o fluxo de caixa fica correto.
Porém ao utilizar o tipo de documento 16 na tela 6249-Emissão NF Avulsa o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 1–Receita e o campo Natureza Financ. preenchido com 1.xx.xx quando desejar que a receita apareça na DRE.
Operações do Sub-Sistema CR - Contas a Receber de Baixa
Em todas as operações o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável, pois a liquidação do contas a receber não é apresentada nos relatórios da DRE e do fluxo de caixa.
Operações do Sub-Sistema CP - Contas a Pagar de Inclusão
Nas operações de inclusão de matéria prima, onde os materiais estão vinculados às estruturas da Engenharia e a operação fiscal vinculada atualiza o estoque, o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável e o campo Natureza Financ. preenchido com 3.01.01.
Dessa forma não é gerado novamente na DRE, mas com a definição da natureza financeira o fluxo de caixa fica correto.
Já nas operações de inclusão de despesas, o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 2–Despesa e o campo Natureza Financ. preenchido com uma das opções dos demais grupos da DRE.
Com isso é gerado na DRE e o fluxo de caixa que também é demonstrado através da natureza financeira fica correto.
Operações do Sub-Sistema CP - Contas a Pagar de Baixa
Em todas as operações o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável, pois a liquidação do contas a pagar não é apresentada nos relatórios da DRE e do fluxo de caixa.
Caso seja uma operação de junção de faturas, esta será mostrada no fluxo de caixa, pois é este título o responsável pela movimentação financeira, porém não deve-se definir sua natureza financeira, pois esta operação é utilizada no processo geral de junção de fatura, não apenas para um determinado grupo da DRE.
Operações do Sub-Sistema BC – Bancos
Para as operações que estão vinculadas com Operações do Contas a Receber e Contas a Pagar através do campo Operação Banco, o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável, pois não é apresentada nos relatórios da DRE e do fluxo de caixa, por se tratar de uma movimentação de banco originada de uma liquidação do Contas a Receber ou do Contas a Pagar.
Nas operações de banco que tem apenas movimentação de dinheiro, como transferência entre contas e aplicações financeiras, o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com a opção 9–Não Aplicável, pois não é apresentada na DRE e não necessita de natureza financeira.
Já nas operações como taxas, despesas, rendimentos que caracterizam de fato uma entrada ou saída de dinheiro e geram uma despesa ou receita, o campo Receita/Despesa dependerá do que está preenchido no campo Atualiza Banco, caso este esteja preenchido com 1-Entrada o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com 1-Receita, caso esteja preenchido com 2-Saída o campo Receita/Despesa deve ser preenchido com 2-Despesa.
O campo Natureza Financ. deverá ser preenchido para que a DRE e fluxo de caixa sejam gerados.
Artigo revisado por Maria Consuelo Del Bel.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.