Solicitação de melhoria
Cliente pretende controlar o gasto que o cliente está tendo com cada equipamento, para orientá-lo quanto à necessidade de substituição do mesmo, ou para fins gerenciais.
Implementação
Após a realização dos cadastros de equipamentos, vamos detalhar como utilizá-lo no momento de fazer um orçamento de venda ou uma ordem de serviço. Para mais detalhes sobre o cadastramento de equipamentos, utilize este artigo.
Inicialmente, é necessário definir em parâmetro como será a utilização do equipamento, definindo uma entre as seguintes opções:
0 - Não utiliza: O campo equipamento não estará habilitado. É a opção padrão que o sistema utiliza.
1 - Obrigatório: Selecione esta opção, caso deseje que em todos os orçamentos será necessário a informação de equipamento.
2 - Opcional: O campo equipamento estará disponível, porém o usuário tem a opção de informar ou não.
Informando o Equipamento no Orçamento de Venda
Após a definição de como será utilizado o equipamento (Opcional ou Obrigatório) o campo ficará disponível no item do orçamento de venda, podendo ser utilizada a função de pesquisa (F9) para consultar os equipamentos disponíveis para o cliente informado no orçamento:
Informando no Equipamento na Ordem de Serviço
Na tela de Ordem de Serviço, o equipamento do cliente será utilizado na aba Equipamentos:
Na tela que abre para recepcionar o equipamento, informe o código do equipamento ou utilize a função de pesquisa (F9) para consultar os equipamentos disponíveis para o cliente informado no orçamento:
Na tela de itens do orçamento, selecione o equipamento recepcionado para informar as peças e serviços que foram empregadas na Ordem de Serviço:
Utilizando o cliente "Consumidor Final" para informar equipamento genérico
Como forma de dispensar o cadastro de equipamento para todos os clientes, pode-se utilizar o código de cliente = 1 (Consumidor Final) para vincular equipamentos e estes podem ser utilizados por todos os clientes.
Para isso, cadastre o equipamento e faça a vinculação deste com o cliente 1. Este equipamento poderá ser utilizado de forma genérica, por todos os clientes na ordem de serviço e no orçamento.
Isto é recomendado quando não deseja controlar o gasto por equipamento de cada cliente ou enquanto o cadastro de equipamentos não está pronto para ser utilizado.
Referências
Disponível a partir da Release_4.0.31r
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.