Sintomas/Condição do Problema/Melhoria
Resolução
Integração Fleetcom para o Topcon.
Foi definido que os campos de centro de custo e status de equipamento deveriam vir da aplicação do Fleetcon e o Topcon pegar essas informações. Desta forma, ficou decidido criar uma aplicação para atualizar essas informações de forma manual e um serviço que irá fazer de forma automática de tempo em tempos.
Como usar o aplicativo:
Tela Inicial:
Conforme pode-se ver, temos o botão que faz a sincronização de forma manual, um campo que exibe a última hora que foi feita uma sincronização e temos as configurações para o funcionamento do programa.
O aplicativo funciona independente do Topcon, a única coisa que precisa é de uma banco de dados com as informações e configurar o arquivo .ini a partir das telas a seguir.
Tela Configurações de Banco:
Nessa tela temos todas as configurações relacionadas ao banco, do lado direito em cima, colocamos as informações de um banco mysql do Topcon, já do lado direito, as informações referente ao Fleetcom que utiliza um banco Firebird. Vale lembrar que os bancos Firebird precisa mostrar o caminho do arquivo físico para funcionar.
Na região a abaixo:
Deve se preenche sobre o mapeamento dos campos do Fleetcom para o Topcon, por exemplo: Data tabela X do Fleetcom para a tabela A do Topcon, do campo z do Fleetcom para o campo b do Topcon. E, seguida deve informar a regra de vínculo respeitando algumas regras:
- A ordem deve ser campoTopcon=campoFleetcom, sem espaço entre os “=”
- Não se deve usar espaço a não ser antes e dps de um OR/AND (que é o utilizado para separar um validação de outra)
- Pode se utilizar funções do mysql para tratamento, por exemplo o replace para tirar os “-” da placa. Entretanto, ao utilizar uma função SEMPRE o campo da validação deve conter “(“ “)” em volta dele.
- Um exemplo válido: COD=NUMERO_VEICULO OR PLACA=REPLACE((PLACA_VEICULO),'-','')
A vinculação foi feito para funcionar apenas com operações básicas, deve ser testado para vinculações mais complexas e se necessário, ajustado no código para aceitar diferentes vinculações. Atualmente deixa informar até 5 campos.
Por fim, temos o campo de Data Hora, esse campo serve para definir qual campo será utilizado na hora de buscar os registros atualizados depois da ultima busca, caso não seja informado, toda busca ele irá atualizar todos registros (podendo ser um processo bem pesado).
Tela Depara Campos:
Nessa tela faz o Depara dos campos informados na tela anterior. Selecione o campo lá em cima e depois informe o valor no Topcon e do Fleetcom. Atualmente deixa informa até 60 valores.
Tela de Configuração do Serviço:
Nessa tela apenas se configura de quanto em quanto tempo o serviço irá rodar em minutos. Lembrando que o serviço precisa ser instalado para funcionar.
Instalação do serviço:
Para instalar o serviço acesse o prompt de comando (cmd) como administrador e acesse a pasta que esta o Exe do serviço, execute IntegracaoFleetcomSVC.exe -install caso dê algum erro reclamando da NTSVC.ocx, provavelmente é porque vai precisar registrá-la e para isso basta pegar esse ocx em algum cliente ou verificar se na sua máquina já tem, colar na System32 ou SysWOW64 de acordo com a versão do windows (32 ou 64bits), abrir o terminal como administrador na respectiva pasta e executar " regsvr32 NTSVC.ocx " com a ocx registrada basta refazer os primeiros passos da instalação do serviço. Com o serviço instalado, basta iniciar o mesmo, nos serviços do windows que estará com o nome de: Serviço Integração Fleetcom. Lembrando que nessa altura, já deve ter feito todas as configurações acima.
Obs: Para rodar o programa é necessário que no computador tenha instalado o Firebird ou tenha a fbclient.dll na pasta System32. Além disso, vale lembrar que o arquivo ini fica em S:/IntegracaoFleetcom.ini
Arquivos executáveis anexos à tarefa TC-3268
Disponível a partir da Release TopCompras versão 8.9.10b
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.