No módulo Produção >> Menu Produção >> Aplicação - 6076 Vincular Pesagem com Remessa é possível vincular as pesagens que não foram vinculadas automaticamente através do serviço de automação com as remessas correspondentes. Primeiramente deve-se escolher a usina em que o serviço não vinculou a pesagem automaticamente, que serão listadas as pesagens com o ponto de carga, a data e hora da pesagem, código de integração (normalmente os primeiros dígitos iniciam com o número da nota, ou podem ser caracteres dependendo do tipo de automação), o tipo de pesagem (podendo ser A- automática, M- manual ou D - Desdobrada) o local de insumo, os materiais e o quantitativo de cada um.
Poderão ocorrer algumas situações diferentes com relação as pesagens, onde serão apresentadas na aplicação 6076 da seguinte maneira:
- Poderão existir pesagens completas com tipo A- Automática com código de integração, que indica que foi enviado pelo sistema, porém o serviço não conseguiu vincular automático, ou foram enviados materiais para a balança e não fizeram a emissão da nota imediatamente, ou foram enviadas várias cargas para depois emitir as remessas, perdendo assim o código de integração de vínculo da pesagem com as remessas.
- Pesagens completas com tipo A- Automática sem código de integração, que indica que fez a pesagem direto na automação, não foi enviado pelo sistema, sendo necessário identificar a remessa para vincular.
- Pesagens manuais com tipo M onde são feitos complementos de carga, ou seja foi preciso de mais material para completar a carga sendo pesados manualmente.
- Pesagens manuais com tipo M sem código de material, aparece só a descrição, onde não identificou qual o material, não foi informado local de insumo, não identificou o local ou no local tem mais de um material.
Através dessa aplicação 6076 é possível fazer alguns vínculos, que serão detalhados separadamente a seguir:
- Ajuste Estoque: Caso seja identificada uma pesagem manual pela automação, mas o material voltou para o estoque, poderá utilizar essa opção para fazer o registro da saída e imediatamente entrada desse material no estoque, para que, dessa forma, o estoque confira exatamente com o relatório da automação. Essa situação existe quando é feito um ajuste de balança, calibragem, por exemplo. Ao clicar no botão a seguinte mensagem será exibida para confirmar ou não o procedimento:
- Vincular remessa: Nessa opção é possível vincular o material a uma remessa já existente ou ainda incluir um material em uma remessa. Ao vincular a pesagem com a remessa, o sistema fará a substituição da quantidade registrada na nota pela quantidade retornada na pesagem. Ao incluir uma pesagem será criado mais um item de material para a remessa. Poderão ser incluídos um ou mais itens e será possível vincular os itens em mais de uma remessa no caso de pesagens de dois ciclos por exemplo. Será necessário informar o número da remessa, uma justificativa e escolher a opção Vincular ou Incluir. Uma vez informados os dados da remessa que será vinculada na pesagem, a segunda vez que for vincular os materiais com esse mesmo código de integração, o número da nota e a justificativa já carregam automaticamente até o vínculo com o último material referente aquela pesagem. Ao clicar em Vincular a seguinte mensagem de confirmação será exibida:
Ao selecionar a opção Incluir a seguinte janela será aberta para que a quantidade de material que deseja incluir na remessa seja informada:
Essa quantidade não poderá ser maior que o registro da pesagem, mas será permitido informar uma quantidade menor, para que seja feita apenas uma inclusão parcial. Se esse for o caso o sistema emitirá a seguinte mensagem de alerta:
Após confirmar será exibida a seguinte mensagem de confirmação:
- Vincular Movimento de Estoque: Assim como a remessa, também é possível vincular ou incluir a pesagem em um movimento de saída de estoque. Para isso, basta informar o número do documento e selecionar a opção Vincular ou Incluir. Quando o material é dosado mas não possui remessa, por exemplo uma reforma que foram utilizados os materiais para uso próprio da empresa, e não foi emitida remessa, pode-se criar o movimento de estoque de saída desses materiais e vincular a pesagem a esse movimento. Será necessário informar o número do documento, uma justificativa e escolher a opção Vincular ou Incluir, onde será apresentada a seguinte mensagem:
- Vincular Remessa de Consumo: Nessa opção é possível vincular uma pesagem a uma remessa de consumo próprio, emitida para a própria usina (CFOP diferente) que não houve a integração com retorno da automação.
- Vincular Material: Para as movimentações manuais que no retorno da automação não identificou qual o material, não foi informado local de insumo, não identificou o local ou no local tem mais de um material, antes de fazer o vínculo com a remessa ou movimento de estoque, é preciso vincular o material. Neste caso, na aplicação 6076 será habilitado apenas o botão 'Vincular Material' que deverá ser informado antes de vincular a uma remessa, permanecendo os demais botões desabilitados na tela até que o material seja informado:
Será necessário selecionar a linha da pesagem que não possui os dados do material e clicar no botão vincular material, onde será aberta a janela para inserir o código do material que se refere a determinada pesagem com seu respectivo local de insumo e confirmando a informação basta clicar em Vincular que a seguinte mensagem será apresentada na tela :
---------------------------
TopUsina
---------------------------
Insumo vinculado com sucesso!
---------------------------
OK
---------------------------
Após isso os botões voltaram a ficar habilitados para que o vínculo possa ser realizado.
Em todas as opções de vínculo, sendo vincular Remessa, vincular Movimento de Estoque ou vincular Remessa de Consumo é possível selecionar a usina em que o vínculo será feito, que por padrão já vem a usina selecionada, podendo ser alterada para usina desejada. É possível vincular a pesagem que foi realizada em uma usina com remessas de outra usina, seja ela remessa de saída de concreto ou remessa de consumo próprio e também vincular a pesagem da usina 1 com o movimento de estoque criado para usina 2 por exemplo.
- Desdobrar: É possível fazer o desdobramento da quantidade de M³ de uma pesagem, e para isto basta selecionar um item de uma pesagem listada na aplicação e pressionar o botão DESDOBRAR, o sistema vai exibir uma outra tela contendo o volume total da pesagem e uma grid com a opção de desdobrar o volume, e ao informar um valor a ser desdobrado e pressionar o ENTER, irá ser gerada uma nova linha na grid com o valor desdobrado. Para confirmar o desdobramento basta pressionar o Botão DESDOBRAR ao lado da grid.
No exemplo abaixo está sendo feito o processo de desdobramento de uma pesagem de 8 M³, onde o desdobramento foi feito em volumes de 5 e 3 M³
Após o processo acima, os desdobramentos são identificados pelo código de integração (Mesmo código para os itens que originou o desdobramento e os itens desdobrados), tipo de pesagem (onde os itens da pesagem que originou o desdobramento continua como 'A' e os itens desdobrados ficam como 'D') e também o Id da automação (onde continua o mesmo para os itens originais mas para os itens desdobrados é informado uma sequencia de numeração que é sequencial para o tipo de pesagem 'D')
Com estes procedimentos acima, é possível enviar uma única carga para o sistema de automação, e ao fazer o desdobramento do volume, vincular cada desdobramento a uma remessa no TopCon.
Dica: Para que a pesagem fique pendente de vinculo na tela 6076 e com isto seja possível fazer o processo de desdobramento, basta enviar a carga para o sistema de automação e logo em seguida fechar a tela de pesagem, sem fazer a emissão da nota de remessa.
Para ter acesso a aplicação é necessário ter a liberação de acesso no controle de usuário, e para que os botões 'Ajuste Estoque' e 'Vincular Mov. de Estoque' estejam habilitados é necessário que o usuário tenha direito de acesso e inclusão na aplicação 6216 Movimento de Estoque no aplicativo TopCompras, caso não tenha o direito na aplicação os botões aparecem desabilitados na aplicação 6076. E para ter acesso no processo de desdobramento, o usuário deve ter acesso na aplicação 6079
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.