Este artigo detalha como realizar o cancelamento de uma Nota Fiscal Eletrônica - NFe no módulo TopNFe.
Para realizar o cancelamento, selecione as NFe's que deseja cancelar, no campo de seleção, disponível à esquerda da tela de gerenciamento:
Somente será permitida a seleção de NF-e que esteja com Situação Autorizada.
Após a seleção, clique no botão Cancelar NF-e, disponível juntamente com os demais botões de funções:
Será exibida a tela para informar o motivo do cancelamento, que deve ter no mínimo 15 caracteres:
Ao clicar no botão Confirmar, o sistema enviará a requisição de cancelamento para a SEFAZ do estado e irá exibir uma tela com o resultado do processamento, conforme este exemplo:
Caso o sistema esteja configurado para enviar e-mail para o destinatário e o cancelamento for realizado com sucesso, será automaticamente enviado o e-mail para o destinatário informando o cancelamento, juntamente com o arquivo XML do cancelamento.
Possível problema:
O erro mais comum apresentado ao tentar efetuar o cancelamento após decorrido o prazo legal é "220-Rejeição: Prazo de Cancelamento Superior ao Previsto na Legislação".
Nesta situação, o usuário deverá verificar o procedimento junto à SEFAZ a que está subordinado para obter as informações para realização do cancelamento extemporâneo.
Referências
Disponível a partir da Release versão 3.02.19
Artigo revisado por Maria Consuelo Del Bel.
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