O Plano de Contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada por empresa, já que os usuários podem necessitar de detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Objetivos do Plano de Contas
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta 03 objetivos fundamentais:
- atender às necessidades de informação da administração da empresa.
- observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis.
- adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de Renda.
O Plano de Contas, genericamente tido como um simples elenco de contas, constitui na verdade um conjunto de normas do qual deve fazer parte, ainda, a descrição do funcionamento de cada conta, o chamado "Manual de Contas", que contém comentários e indicações gerais sobre a aplicação e o uso de cada uma das contas, como para que serve, o que deve conter e outras informações sobre critérios gerais de contabilização.
Contas do Balanço Patrimonial
A empresa deve manter escrituração contábil com base na legislação comercial e com observância das Normas Brasileiras de Contabilidade.
O balanço patrimonial é uma das demonstrações contábeis que visa evidenciar, de forma sintética, a situação patrimonial da empresa e dos atos e fatos consignados na escrituração contábil.
Esta demonstração deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei 6.404/76, chamada “Lei das S/A” e segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Cadastro do Controle
Acesse o módulo TopContábil >> menu Periódico Contábil >> aplicação 3001-Controle e realize o devido preenchimento, ao iniciar atente-se aos seguintes campos:
- Usar Plano Conta da Empresa: caso seja a única empresa cadastrada ou se esta empresa possui plano de contas específico, preencha este campo com o código da própria empresa que está logado, no exemplo: 10.01. Caso este seja o cadastro do Controle de uma filial que vai compartilhar o plano de contas da matriz, informe o código da empresa matriz.
- Usar Hist.Padrão da Empresa: segue a lógica acima e sua utilidade é buscar os códigos padrão de históricos contábeis previamente cadastrados.
- Qtde. Níveis Plano de Contas: informe a quantidade de níveis do seu plano de contas, a conta neste formato 1.01.01.01 por exemplo, possui 04 níveis.
- Inst. Plano Referencial: é o plano de contas da receita federal, para geração das obrigações SPED.
Cadastro de Contas Sintéticas
Cadastre as contas sintéticas no menu Tab. Contábil >> aplicação 3002-Conta Sintética e preencha os seguintes campos:
- Código Sintética: informe o código a ser cadastrado sem utilizar pontos. Neste momento o sistema fará algumas validações como não permitir cadastro de código inferior, sem que haja cadastro do nível superior que ela será subordinada, quantidade de dígitos superior ao definido, por exemplo: se definido 04 níveis no Controle, a quantidade máxima de dígitos é 07, se 05 níveis o máximo é 08.
- Descrição: informe o nome da Conta.
- Nível: informe o nível da conta, como exemplo: conta 1.00.00.00 é nível 1, conta 1.01.00.00 é nível 2, conta 1.01.01.00 é nível 3 e conta 1.01.01.01 é nível 4.
- Sequência de Impressão: é a sequência para impressão dos relatórios.
- Tipo de Conta: selecione entre Conta de 1-Ativo, 2-Passivo, 3-Patrimônio Líquido, 4-Resultado, 5-Compensado e 9-Outros.
- Data Inclusão/Alteração: informe a data de inclusão da conta, de preferência o primeiro dia do exercício.
Cadastro de Contas Analíticas
Cadastre as contas analíticas no menu Tab. Contábil >> aplicação 3003-Conta Analítica e preencha os seguintes campos:
- Código: informe o código da Conta Analítica;
- Conta Sintética Subord.: informe a conta sintética a qual ficará subordinada, através do F9 é possível realizar pesquisa para localizar e selecionar a conta sintética.
- Tipo de Conta: selecione entre Conta de 1-Ativo, 2-Passivo, 3-Patrimônio Líquido, 4-Resultado, 5-Compensado e 9-Outros.
- Usa C/C: informe S-Sim caso utilize Centro de Custo e N-Não, se não utiliza.
- Conta de Ativo Fixo: informe S-Sim ou N-Não se a conta cadastrada faz parte do grupo do Ativo Imobilizado.
- Controla Correntista: se for utilizar Correntista, informe S-Sim ou N-Não.
- Oper. c/ Participante: se a conta for referente à participante, informe S-Sim ou N-Não.
- Plano Referencial: informe a conta correspondente do Plano de Contas Referencial.
- Dt.Inclusão/Alteração: informe a data de criação da conta, de preferência o primeiro dia do exercício.
- Grupo de Conta Lalur: informe este código caso haja grupo cadastrado na implantação do Lalur, conforme artigo LALUR - TopContábil.
- Item DRE: não é necessário preencher.
- Natureza Resultado: informe Receita ou Despesa caso seja uma conta de Resultado.
Imprimir o Plano de Contas
Para imprimir o Plano de Contas, acesse o menu Periódico Contábil >> aplicação 3101-Plano de Contas e escolha o modelo desejado entre 1-Simples e 2-Completo, se a ordem é por descrição ou código e se é destinado ao Livro, caso seja informe o número da primeira folha.
Detalhe do Plano de Contas impresso:
Dica: caso possua um plano de contas e deseja importá-lo leia o artigo Importação Plano de Contas.
Artigo revisado por Maria Consuelo Del Bel.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.