A Cielo disponibiliza gratuitamente para seus clientes o EDI - Extrato Eletrônico, que pode ser importado e utilizado para conciliação financeira automática no TopFinan. Esse processo garante maior agilidade e segurança na conciliação e baixa dos títulos de cartão de crédito/débito no Contas a Receber.
Esses extratos eletrônicos são gerados e disponibilizados pela empresa TIVIT, que é parceira da Cielo nesse processo. A conciliação com o TopFinan pode ser realizada com os tipos de arquivos:
- 03 - Vendas com Plano Parcelado: todo o plano parcelado das vendas realizadas no dia anterior, ajustes e transações rejeitadas, com a previsão de pagamento.
- 04 - Pagamentos: valores pagos na conta corrente, transações compensadas já antecipadas ou cedidas anteriormente e pagamento de parcelas em aberto.
Para usar esse recurso, o cliente deve entrar em contato com a TIVIT solicitando o extrato eletrônico dos tipos de arquivos desejados. A empresa fará um agendamento do treinamento para orientar o usuário a conseguir essas informações. Os contatos são: 0800 570 8472 ou 4002-5472 ou edi@cielo.com.br.
Configurações Iniciais
1) Cadastrar a operadora do cartão como fornecedor na aplicação Módulo Comercial > Menu Cadastro > 0002 Interveniente.
2) Configurar a aplicação Módulo Comercial > Menu Cadastro > 6052 Bandeira de Cartão. Veja abaixo um exemplo:
Se o recebimento do estabelecimento for creditado em mais de uma conta bancária, é necessário acessar o botão Banco por Produto, localizado no canto superior direito dessa aplicação, e configurar o tipo de produto da operadora para cada banco. Para ver maiores informações sobre essa aplicação clique aqui.
3) Configurar as operações de processamento de cartão de contas a receber e banco na aplicação Módulo Financeiro > Menu Tabelas > 1099 Parâmetro. Veja um exemplo abaixo:
No exemplo acima, as operações 3034, 3035, 3036, 3037, 3060 e 57 são operações de saída do subsistema Banco. As operações 3089* e 58 são operações de entrada do subsistema Banco. A operação 3061 é uma operação de baixa do subsistema Contas a Receber.
Se o parâmetro Consiste valores na Liquidação pelo Retorno da Operadora estiver definido S antes de efetuar a liquidação de cartão será necessário primeiramente fazer a conciliação de vendas. Se estiver marcado como N, é possível utilizar apenas a liquidação de cartão sem conciliar as vendas. Os dois processos serão descritos nos próximos tópicos.
* Quanto informado conciliação é feitra de forma automática.
Observação: é necessário que o cliente informe corretamente os dados do cartão como: número de autorização e valor de parcela, por exemplo, tanto no pagamento antecipado como na liquidação de contas a receber. Dessa forma, serão gerados títulos no Contas a Receber do tipo de documento 88 Receb. Cartão. Para pagamentos antecipados de cartão, o cliente deve ter condições de pagamentos com tipo de cobrança cartão de crédito ou débito configurados.
Conciliação de Vendas
1) Salve o arquivo de vendas de cartão Cielo disponibilizado pela TIVIT em uma pasta qualquer. Se houver dúvidas sobre o tipo de arquivo, verifique se o valor da posição 48 a 49 do cabeçalho do arquivo é 03.
2) Importe esse arquivo na aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1501 Importação de Vendas Cartão.
3) Para conciliar as vendas disponíveis no arquivo com as informações registradas no Contas a Receber do Topcon, acesse a aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1502 Conc. Vendas x Contas a Receber.
Preencha o filtro desejado no topo da tela e clique no botão Localizar. Os títulos à esquerda da tela pertecem ao Contas a Receber e à direita são os registros do arquivo de vendas.
Para facilitar a identificação dos registros, as informações serão destacadas com cores diferentes descritas na legenda na parte inferior da tela:
Registro Inconsistente: o sistema identificou os títulos, mas encontrou alguma inconsistência. Para verificar qual foi essa inconsistência, clique duas vezes na linha. Na parte inferior da tela é possível alterar a bandeira, nº cartão e nº de autorização do contas a receber e o número de autorização do arquivo. Você também pode excluir a linha do arquivo, se desejar.
Sem Registro Inconsistente: o sistema não identificou nenhuma informação correspondente entre os títulos do contas a receber e o arquivo de vendas.
Para consistir a venda, basta clicar no botão Conciliar. Se houver alguma inconsistência é necessário corrigir primeiramente. Após concluir a conciliação, clique no botão Confirmar.
3) Caso seja necessário desafazer a conciliação, acesse a aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1503 Estorno Conciliação. Informe a empresa, data de conciliação e lote para localizar e confirme.
Liquidação de Cartão
1) Salve o arquivo de pagamentos da Cielo disponibilizado pela TIVIT em uma pasta qualquer. Se houver dúvidas sobre o tipo de arquivo, verifique se o valor da posição 48 a 49 do cabeçalho do arquivo é 04.
2) Importe esse arquivo na aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1504 Processa Retorno (Liquidação).
Nessa tela é possível alterar o nº da autorização do retorno da operadora, se necessário. Na parte inferior da tela há uma legenda com a descrição de cada situação. Após verificar os dados, clique no botão Confirma.
3) Caso seja necessário desafazer a liquidação, acesse a aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1505 Estorno Liquidação Cartão. Informe a empresa, data de liquidação e lote para localizar e confirme. Após a confirmação, os movimentos de banco de entradas e saídas de tarifa serão gerados automaticamente por lote.
Observação: se desejar que os movimentos sejam gerados por dia, é necessário informar a data de liquidação dia a dia.
4) Se desejar, poderá ser emitido um relatório das liquidações na aplicação Módulo Financeiro > Menu Cartão > 1506 Relatório Liquidação. Informe a empresa, período de liquidação e lote para visualizar.
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