O plano de contas referencial é o padrão para fins de informação dos saldos contábeis e para fins de cumprimento das informações previstas na ECF – Escrituração Contábil Fiscal.
No bloco J da ECF deve ser apresentado o mapeamento do plano de contas contábil para o plano de contas referencial.
Somente devem ser referenciadas as contas analíticas com natureza de conta igual a “01” (contas de ativo), “02” (contas de passivo), “03” (patrimônio líquido) e “04” (contas de resultado).
Para atualizar o plano referencial vá no TopContábil >> menu Tab. Contábil >> tela 3009-Plano de Contas Referencial >> informe qual é a instituição ou localize utilizando a lupa >> clique no botão Carrega Tabela ECD >> siga as instruções.
Isso deve ser feito em um computador que tenha o validador ECD - Escrituração Contábil Digital instalado.
Feito isso, há duas formas de vincular o plano referencial às contas contábeis:
- individualmente através da conta analítica;
- em massa no atribui plano referencial.
Conta Analítica
No TopContábil >> menu Tab.Contábil >> tela 3003-Conta Analítica >> selecione o código da conta contábil >> preencha o campo Plano Referencial, há opção do F9 para pesquisa.
Atribui Plano Referencial
No TopContábil >> menu Outros >> tela Atribui Plano Referencial >> informe a faixa de contas analíticas no de/até ou a conta sintética >> preencha a conta do plano referencial >> clique em confirma. Dessa forma o plano referencial será aplicado em todas as contas informadas, da faixa de contas analíticas ou de todo o grupo da conta sintética. Utilize o F9 para pesquisa.
Artigo revisado por Agnaldo Gonçalves.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.