Para emissão da Nota de Devolução é necessário primeiro conferir a parametrização das operações fiscais.
No módulo Compras > menu Cadastro > aplicação 6001 - Cadastro do Material no botão Grupos vai estar a estrutura que este material está vinculado.
Abrir essa estrutura no Módulo Compras > menu Cadastro > aplicação 6003-Estrutura do material, clicar em cima do primeiro nível e clicar no botão Operação será aberto as operações que constam dentro desse nível selecionado, conferir se o CFOP de devolução consta, se não constar pode acessar o módulo Cadastro > 2001 e conferir se já tem cadastro do CFOP desejado, se já tiver é somente inserir conforme abaixo.
Caso não tenha o CFOP será necessário a criação do mesmo, nesse exemplo vamos utilizar o CFOP 6918 (para fornecedores fora do Estado) e 5918 (para fornecedores dentro do estado), orientamos confirmar com a sua contabilidade qual será o CFOP de Devolução correto porque cada nota de entrada segue um CFOP diferente para devolução.
1º Acessar o módulo Financeiro > Tabelas > aplicação 1010-Operação e criar a operação conforme abaixo, a descrição pode informar a de sua preferência, os outros campos seguir conforme exemplo:
Após a criação da operação Financeira acessar o módulo Cadastro > menu Cadastros Fiscais > 2001-Operação Fiscal, vincular a operação financeira criada, temos os campos de tributação no exemplo está para não ter tributação, mas lembramos que dados contábeis verificar sempre com a Contabilidade qual utilizar:
ICMS (1-Tributado, 2-Isento e 3-Outros)
IPI (0.Não tributado / 1.Tributado / 2.Isento / 3. Outros
CST (dar um F9 e escolher o correto)
Tipo de estoque:
1 -para atualizar o estoque ou seja será feito um movimento de saída da quantidade devolvida
0-Não atualiza (não vai movimentar o estoque)
Gera Financeiro Sim ou Não
Tipo Operação 6-Devolução de compras
Esse é o processo para criar a operação fiscal, orientamos sempre criar uma operação para Dentro e Fora do estado. No exemplo a 5918 dentro do estado e a 6918 está OE (outros estados).
A Trib. Pis/Cofins nesse exemplo está 10-Outras saídas não tributadas (mas para definir a correta pode dar um F9 e escolher a tributação Pis/Cofis)
Após a parametrização da Operação Fiscal e estrutura do Material podemos seguir para a emissão da nota de devolução.
Lembrando que a nota de Entrada da mercadoria deverá estar devidamente lançada.
1º Localizar a nota no Módulo Compras > Menu Cadastro> aplicação 6201-Nota Fiscal de Compra e clicar no botão Devolver Itens
Ao clicar no botão Devolver Itens já será aberto a aplicação 6206-Itens para Devolução, escolher a operação fiscal criada, nesse caso vamos escolher a 6918-1 e abaixo escolha quais são os itens para serem devolvidos:
Já vai trazer os materiais, mas caso precise fazer a devolução parcial pode alterar o material e dentro do campo quantidade fazer a alteração necessária.
Abas Transportador e Dados Adicionais preencher se for necessário.
Após pode clicar no botão Salvar para que a nota seja autorizada pelo Sefaz.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.